17 outubro 2012

Os aspectos do jeans


Voce já deve ter reparado nas lojas Eckzem que existem vários tipos de jeans né? Para agradar todos os consumidores os jeans são oferecidos com vários aspectos. Ao lado de peças com tingimento uniforme, em várias intensidades de cor, aparecem os propositalmente descorados, envelhecidos, gastos, rasgados, esfiapados, e com aspectos de camuflados, empoeirados e de sujos.
Para isso, são usados vários tipos de tratamento à base de lavagens. Alguns, referentes à cor, podem ser realizados após a tecelagem; outros, principalmente quando o objetivo é o desgaste do tecido, são aplicados nas peças já confeccionadas. Alguns dos principais tratamentos são o délavé, o destroyer, a estonagem e o desgaste localizado.



O mundo Eckzem vai apresentar esses tipos de jeans para vocês:

Délavé: o jeans com essa qualificação foi submetido à lavagem feita com alvejante químico, com o propósito de amaciá-lo e desbotá-lo. O tratamento pode ser feito na peça já pronta ou no tecido antes da confecção.

Destroyer: lavagem feita com enzimas químicas que corroem levemente a fibra, provocando o desgaste da peça. Algumas vezes, o produto químico é associado à ação de pedras de argila que, durante a lavagem, "envelhecem" a peça pronta.

Estonagem:  lavagem feita em tambores industriais contendo pedras de argila. Durante a lavagem, as pedras atritam a peça já confeccionada, dando a aparência de gasta, usada, principalmente junto às costuras. O jeans estonado torna-se inclusive mais macio e mais claro.

Desgaste localizado: tipo de acabamento feito peça a peça, para obter diversos efeitos em partes predeterminadas. No used  partes da peça são clareadas com o uso de pistola. Para o lixado, uma lixa é utilizada para desgastar os locais por abrasão. No detonado, a peça recebe picotes feitos com esmeril antes de ser lavada.



E na eckzem você encontra vários aspectos de jeans. Temos para todos os gostos. Mas damos uma dica de que o estonado está super em alta!



Fonte: Tecidos: História, Tramas, Tipos e Usos (Dinah Bueno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário