25 setembro 2012

O início da moda jovem

Você sabia que até o início dos anos 60 não existia uma moda destinada aos jovens? Eles se vestiam praticamente como seus pais. O Mundo Eckzem traz hoje uma breve história de como surgiu a moda jovem e algumas fotos do início dessa mudança.


Os anos 50 chegaram ao fim, e a nova década que começava já prometia grandes mudanças no comportamento, iniciada com o sucesso do rock and roll e o rebolado frenético de Elvis Presley, seu maior símbolo.
Publicado na Folha de S.Paulo, em 7 de fevereiro de 1965A imagem do jovem de blusão de couro, topete e jeans, em motos ou lambretas, mostrava uma rebeldia ingênua sintonizada com ídolos do cinema como James Dean e Marlon Brando. As moças bem comportadas já começavam a abandonar as saias rodadas de Dior e atacavam de calças cigarette, num prenúncio de liberdade.

Os anos 60, acima de tudo, viveram uma explosão de juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens, que influenciados pelas idéias de liberdade "On the Road" [título do livro do beatnik Jack Keurouac, de 1957] da chamada geração beat, começavam a se opor à sociedade de consumo vigente. O movimento, que nos 50 vivia recluso em bares nos EUA, passou a caminhar pelas ruas nos anos 60 e influenciaria novas mudanças de comportamento jovem, como a contracultura e o pacifismo do final da década.
Nesse cenário, a transformação da moda iria ser radical. Era o fim da moda única, que passou a ter várias propostas e a forma de se vestir se tornava cada vez mais ligada ao comportamento.


Foi como surgimento do movimento hippie que apareceu a moda de rua: peças e roupas costuradas e customizadas pelo próprio público-alvo. E assim, iniciou-se o “do-it-yourself” ou em português o “faça-você-mesmo”, um vestuário personalizado pelo próprio usuário.



Essas são algumas fotos da revista Life mostrando como os jovens se vestiam no final dos anos 60.
E graças à essas mudanças hoje nós temos uma moda totalmente voltada para os jovens. Hoje nós temos Eckzem! 
















Fonte: http://www.myglossacessorios.com.br/blog/tag/surgimento-da-moda-jovem/ http://almanaque.folha.uol.com.br/anos60.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário