18 maio 2012

Vitrine

Pra você que é daqueles que entra na loja da Eckzem atraído pelas belas vitrines, vai se interessar em conhecer um pouco sobre a história dessa "técnica de chamar a atenção do cliente."
A vitrine é uma ferramente de comunicação que, se adequadamente usada, compõe a identidade de uma loja, transformando-se no seu cartão de visitas, num importante elemento formador da imagem de uma empresa. Nas sutilezas da composição de uma vitrine está contida a chave para o aumento das vendas. A vitrine é um agente de negócios. O Império Romano, mais especificamente o século II antes de Cristo, já nos conta a história da vitrine. Nesta época o Mercado Trajano tinha seis andares com 150 lojas, agrupadas de acordo com o produto que vendiam. Digamos que teria sido o modelo primordial dos shopping centers que temos hoje. Depois, na Idade Média, o comércio passou a ser feito ao ar livre – as feiras – e as lojas características da antiguidade romana foram desaparecendo. Com o advento da Renascença houve o ressurgimento das lojas, estimulado pelo Mercantilismo. Mais à frente, com a Revolução Industrial (século 19), começaram a aparecer espaços na parte frontal das lojas onde, na Europa, joalheiros e artesãos expunham seus trabalhos. Podemos dizer que este foi o embrião das vitrines de hoje. Os termos decoração, manequim, vitrine começaram a ser usados. Em 1850 surgiram as chamadas “bonecas de moda”, feitas em couro e porcelana. Depois vieram os manequins, feitos em cera, pesando mais de 100 quilos. No verão derretiam, no inverno rachavam. As mercadorias eram mostradas aos transeuntes por meio de janelões de vidro e as pessoas começaram a habituar-se a ”ver vitrines” em seus passeios pelas ruas das cidades. Fonte: cristinaalmeidavitrinismo.com.br






Um comentário:

  1. Essa vitrine é de qual Eckzem? Já vi as 4 lojas de Goiânia, mas não reconheci essa fachada.

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