27 abril 2012

O começo do Jeans

Provavelmente você que está lendo esse texto, está vestindo alguma peça de roupa que seja um jeans. Se não, com certeza tem alguma no seu armário. O jeans é essencial na maioria dos looks do dia-a-dia das pessoas, desde crianças até idosos. Ele veste todos!
A marca do avião te convida para embarcar em uma viagem na história, dessa vez, para saber um pouco mais sobre a roupa que faz a cabeça do mundo todo: o jeans!



A história do Jeans começa na França. Ele começou a ser fabricado na cidade de Nimes, por volta de 1872, e tinha o nome de ‘tecido de Nimes’, este nome acabou sendo abreviado e se tornou apenas ‘denim’.
No começo quem importava esse tecido era a Itália, e o utilizava para confeccionar o uniforme dos marinheiros que trabalhavam no porto de Gênova. Esses genoveses eram chamados de “genes” pelos franceses, mas os norte-americanos os apelidaram de “jeans”.
Nos Estados Unidos quem criou o Jeans foi Levi Strauss, no ano de 1853. O tecido era utilizado para fazer calças que seriam usadas por garimpeiros da Califórnia, já que o material era resistente e suportaria o trabalho duro daqueles homens. Os rebites de reforço foram patenteados por Strauss e Jacob David em 1873. Tachinhas de cobre foram utilizadas para dar maior resistência aos bolsos que tinham que suportar muito peso.
O jeans foi popularizado pelo cinema por astros como Marlon Brando e James Dean.  Os hippies também adotaram o jeans como um símbolo de rebeldia contra as roupas convencionais, por volta da década de 40.
Houve resistência aos jeans, as pessoas diziam que em pouco tempo os homens também usariam saias, ou se vestiriam de maneira futurista, como os astronautas. Claro, nada disso aconteceu, mas descobriram –se novos tecidos e cortes que tornaram as roupas cada vez mais perfeitas.

O primeiro estilista a colocar o jeans nas passarelas foi Calvin Klein, na década de 70, causando muita indignação aos conservadores.
Depois de conquistar seu espaço aos poucos e ganhar o mundo, o jeans hoje é visto por todos, independente da classe social, como uma roupa despojada e do cotidiano, cheia de charme e elegância.

E é claro que a Eckzem oferece para você Jeans da melhor qualidade e de vários modelos. A peça de roupa que não pode faltar no seu look, você encontra aqui!










Nenhum comentário:

Postar um comentário