18 abril 2012

A história do MMA



Vocês já devem ter conferido a coleção de inverno 2012 da Eckzem, ALWAYS FIGHTING.

E para ficar por dentro do tema dessa coleção, vamos embarcar nesse avião para conhecer mais sobre a história do MMA, o esporte que está se tornando paixão nacional.

O Mixed Martial Arts (Artes Marciais Mistas), teve suas primeiras manifestações a mais tempo do que a gente imagina. Os primeiros eventos do MMA surgiram na Grécia por volta de 648 a.C. Os gregos criaram, o Pankration (pan que significa vários e kratos que significa força), um esporte que misturava boxe e wrestling e que se tornou popular nos jogos olímpicos. Esses foram os primeiros registros da história de um esporte semelhante ao MMA.

Poucas pessoas sabem, mas o esporte que vem ganhando popularidade no Brasil e se tornando uma paixão tem uma família de lutadores brasileiros como responsáveis pela criação do MMA moderno. Em 1925 a família Gracie trouxe os combates com mistura de várias artes marciais de volta ao cenário mundial. Carlos Gracie aprendeu a lutar judô com um japonês, Mitsuyo Maeda, que morava na mesma região que ele. Carlos ensinou os esportes aos irmãos e foram adaptando as regras e golpes, criando assim o jiu-jítsu brasileiro.

A família Gracie passou então a promover o “Desafio Gracie”, onde desafiavam outros lutadores, mostrando que podiam derrotar qualquer adversário sem importar a arte marcial que praticasse. Os combates ficaram conhecidos como vale-tudo.

As artes marciais mistas ganharam grande popularidade nos Estados Unidos em 1993, quando Rorion Gracie e outros sócios criaram o primeiro torneio Ultimate Fighting Championship (UFC). Entre 1997 e 2007 a organização de torneios de artes marciais que comandava o mercado era o PRIDE, criado no Japão, deixando o UFC em baixa nesse período, que perdeu o valor e foi proibido em vários estados dos Estados Unidos.

Em 2001 o ex-empresário de boxe Dana White juntos com dois amigos compraram o UFC por dois milhões de dólares. Após várias mudanças nas regras conseguiram legalizar o esporte em praticamente todos os estados dos EUA. Em 2007 o UFC comprou o PRIDE, importando atletas do Japão para os EUA e transformando o UFC na maior organização de MMA do mundo, com um preço estimado em mais de 1 bilhão de dólares.

Atualmente o Brasil tem vários lutadores que se tornaram campeões e ídolos mundiais, como Anderson Silva, Vitor Belfort, Wanderley Silva e José Aldo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário